Interaja pelo

Pesquisa

sábado, 27 de abril de 2013

Pregação superficial; As conseqüências devastadoras de uma mensagem diluída.





 Os. 4.6 O meu povo está sendo destruído, por que lhe falta conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim.

Uma pesquisa rápida na pregação moderna revela que muitos púlpitos contemporâneos são dignos desta mesma avaliação. Por quê? Por que eles mudaram todo o conselho de Deus por “bate-papos” superficiais  amigáveis.

Quando uma mensagem moral vaga e calorosa, temperada com histórias engraçadas e encenações ocasionais, substitui o alimento sólido da palavra de Deus, as conseqüências são devastadoras.
Tenho uma convicção inabalável de que a proclamação da palavra de Deus deve sempre ser o âmago e a ênfase do ministério da igreja (2Tm 4.2). Uma pregação bíblica adequada deve ser sistemática, expositiva, teológica e teocêntrica.

Esse tipo de pregação esta em falta nestes dias. Há abundancia de comunicadores talentosos no movimento evangélico moderno, porém os sermões de hoje tendem a ser curtos, superficiais e tópicos. Fortalecem o ego das pessoas e centralizam-se  em assuntos completamente insípidos como relacionamentos, vida de sucesso, problemas emocionais e outros temas práticos, más seculares.

Dentre muitas conseqüências maléficas produzidas pela pregação superficial, vamos apresentar por enquanto apenas seis.

1º Obstrui a obra do Espírito Santo.
Que instrumento o Espírito usa para realizar sua obra? A palavra de Deus. Ele usa a palavra como instrumento de regeneração (1Pe 1.23; Tg 1.18) Também a usa como meio de santificação (Jo 17.17). Na verdade, a Palavra de Deus é a única ferramenta que o Espírito usa (Ef 6.17). Então quando os pregadores negligenciam a Palavra de Deus, debilitam a obra do Espírito Santo, produzindo conversões superficiais e crentes aleijados em sua vida espiritual, e talvez, completamente falsos.

2º Separa o pregador da Graça santificadora proveniente das Escrituras.
 O maior beneficio  pessoal que recebo da pregação é a obra que o Espírito de Deus realiza em minha própria alma, quando estudo e me preparo para duas mensagens expositivas no Dia do Senhor.
Semana após semana, o dever da exposição cuidadosa mantém o meu coração focalizado e fixo nas Escrituras; e a Palavra de Deus me alimenta, enquanto me preparo Para alimentar o rebanho. Deste modo, eu mesmo sou abençoado e fortalecido espiritualmente por meio deste empreendimento.
Ainda que não houvesse qualquer outra razão, eu jamais abandonaria a pregação Bíblica.
O inimigo de nossa alma persegue os pregadores, e a Graça santificadora da Palavra de Deus é essencial á nossa proteção.

3º Enfraquece tanto a adoração congregacional, como a adoração pessoal.
As mensagens de hoje são geralmente simplistas, se não, vazias por completo. Não há profundidade nelas. Esse tipo de abordagem torna impossível a verdadeira adoração, por que a adoração é uma experiência transcendente. A adoração deve nos levar acima do que é mundano e simplista.
A adoração de nosso povo se eleva somente à proporção que os conduzimos às profundas verdades da Palavra de Deus. Eles não podem ter pensamentos sublimes a respeito de Deus, se não os fazemos mergulhar nas profundezas da auto-revelação de Deus.
Mas a pregação de hoje não é profunda nem transcendente.  Não se aprofunda nem se eleva ás alturas. Almeja apenas entreter.
A verdadeira adoração não é algo que podemos estimular artificialmente. Uma banda maior, mais barulhenta e música sentimental podem até mexer com as emoções das pessoas. Mas isto não é adoração genuína. A verdadeira adoração é uma resposta do coração á verdade de Deus (Jo 4.23). Você pode adorar verdadeiramente sem musica, se vê as glorias e a profundidade daquilo que a Bíblia ensina.

4º Deprecia, por meio do exemplo dos pregadores, a prioridade e o dever espiritual do estudo Bíblico particular.
O estudo Bíblico é importante? Claro que sim! Mas, que exemplo o pregador oferece quando negligencia a bíblia em sua própria pregação? Por que as pessoas imaginariam que precisam estudar a Bíblia, se o pregador não a estuda com seriedade, ao preparar seus sermões?

5º Rouba ás pessoas a sua única fonte de ajuda verdadeira.
As pessoas que vivem sob um ministério de pregação superficial se tornam dependentes da habilidade e criatividade do orador. Quando os pregadores entremeiam seus sermões com raio laser e fumaça, vídeo clips e teatro, transmitem a mensagem de que as pessoas nos bancos jamais poderiam extrair, por si mesma, algo tão profundo de  um simples texto da Escrituras.
Esses artifícios criam um tipo de mecanismo que as pessoas não podem usar para nutrir a si mesmas. Assim, elas se tornam espiritualmente inativas e vão á igreja apenas para serem entretidas, e não importa que quão superficial seja o conteúdo espiritual que recebem da performance semanal do pregador, isso é tudo que terão.
Elas não tem interesse. São impressionadas pela criatividade do pregador e manipuladas pela musica; e isso se torna toda sua perspectiva de espiritualidade.

 6º Remove o poder do púlpito.
Por que a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes (Hb 4.12) todas as outras coisas são impotentes; proporcionam apenas uma ilusão de poder. A estratégia humana não é mais importante que as Escrituras. A habilidade do apresentador em atrair as pessoas não deveria nos impressionar mais do que o poder da Bíblia em transformar vidas. 

John Macarthur.

0 comentários:

Postar um comentário