Interaja pelo

Pesquisa

sábado, 16 de julho de 2011

Não sei qual igreja frequentar!

Há muitos confusos quanto a qual igreja (denominação) seguir. Talvez porque muitas seitas tentaram lhe passar a idéia de que há somente uma denominação verdadeira. Pode ser também que buscam perfeição nas denominações, e qualquer erro observado se torna motivo para a pessoa abandonar aquela igreja. Ou ainda estão buscando uma denominação mais “light”, tolerante ou que faça vista grossa ao modo de vida da pessoa e a aceite como ela é. Como lidar com tais pessoas?

Concentre-se na pessoa de Cristo. Ele é a verdade absoluta. Depois prove na Bíblia que a religião ou igreja verdadeira é um modo de vida adotado por todos aqueles que aceitam a Jesus e o servem, conseqüentemente, numa denominação cristã. (Tiago 1:27) Na Bíblia, ajude-a a entender que somos imperfeitos (Romanos 3:23), por isso, ela sempre observará erros. Estude e enumere a ela as características da igreja verdadeira - ser cristocêntrica, fiel à sã doutrina. Isso a fará compreender o que Jesus espera dos membros de sua igreja e como devem agir no seu dia-a-dia.
Com isso em mente, pensei em possibildades de respostas para as seguintes queixas e demonstrações de dúvidas quanto a escolher uma igreja cristã.

Queixa - “Cada religião diz ser a verdade. Na minha família tem pessoas de várias crenças. Sai briga aqui em casa, às vezes. Assim fica difícil!”

Resposta cristã -
Em primeiro lugar, religião é a sua fé. Quem tem fé no Buda é budista. Quem tem fé em Ala é muçulmano. Quem tem fé em Jesus é cristão. Assim, minha religião é o Cristianismo. Dentro do Ciristianismo, há muitas denominações que professam a crença em Jesus. E há aquelas que dizem crer em Jesus, mas ensinam um outro Jesus, tornando-se uma seita. Se tentarmos encontrar o caminho certo apenas por ouvir o que as pessoas dizem, ficaremos realmente em dúvida. Mas se acreditarmos nas simples palavras de Jesus, já estaremos dentro da religião verdadeira. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (João 14:6) Você crê nisso? (Espere uma resposta.) Se você crê, precisa aceitá-lo como seu único Salvador. (João 3:16) Depois de aceitar a Jesus, você entenderá que as igrejas ou denominações cristãs - Batista - Presbiteriana - Metodista e outras têm suas diferenças de interpretação, mas todas ensinam a salvação exclusivamente através de Jesus Cristo. Então, Deus sabe que não podemos interpretar a Bíblia cem por cento corretamente, pois Ele é o Autor dela. Por isso, Ele compreende essas diferenças, mas não deseja que briguemos por assuntos de segunda importância. Ele deseja que tenhamos fé em Jesus, e que este Filho amado que morreu por nós seja o centro de nossas vidas. Portanto, ao aceitar a Jesus como seu Deus, Senhor e Salvador, você pode decidir ser membro de uma das igrejas que ensinam a doutrina de Jesus, que só ele é o caminho a verdade e a vida. Quer aprender sobre como aceitar Jesus de verdade?

Queixa 2 - “Fui a uma igreja, o Padre só ficou falando em política. Fui nos crentes, vi lá dentro brigas entre jovens, crianças brincando e fazendo barulho fora da igreja. Sem contar aqueles que lá dentro parecerem uma coisa, mas na vida real não serem nada daquilo.”

(1) Não existe igreja perfeita. Desde a primeira igreja cristã, há quase dois mil anos, há problemas. Não devemos escolher a denominação cristã esperando perfeição. Mas a Bíblia mostra que o amor é um sinal dos que seguem a Cristo. Veja o que Jesus disse em João 13:34, 35. (Leia o texto e pergunte o que a pessoa entendeu.) Assim, quando demonstramos amor, compreendemos os erros dos outros. Aprendemos a perdoar. E isso gera um ambiente cristão dentro da igreja. Você está disposto a perdoar e compreender? (Espere uma resposta.)

(2) Todavia, Deus entenderá se você se sentir melhor numa igreja mais organizada, onde os pais ensinam seus filhos a se comportarem como ouvintes da Palavra, onde o pregador fale sobre o Reino de Deus e seu Rei Jesus Cristo. Gostaria de te convidar para assistir a um de nossos cultos. Que eu me lembre, nos últimos cultos eu aprendi muita coisa interessante. (Fale do que você aprendeu.) Podemos combinar para eu te levar ao templo nesse próximo domingo?
É importante ensinar a pessoa a se concentrar no exemplo de Jesus, e naqueles que seguem suas pisadas. (1 Pedro 2:21) O fato de uma pessoa trabalhar numa empresa e observar que alguns não se comportam bem, em si, não deve fazer a pessoa abandonar o trabalho. O mesmo podemos dizer de freqüentar e ser membro ativo numa igreja cristã. Motive a pessoa assistir aos cultos regularmente. (Hebreus 10:24, 25) Mas não insista. Pergunte ao pastor sobre qual tema ele pretende falar, e avise a pessoa por telefone. Deixe-a interessada. Ensine-a a anotar os pontos principais da mensagem, ou se preferir, no começo faça isso para ela. Prove para ela que prestando atenção nos ensinos bíblicos e em Jesus, os cultos terão um significado especial para ela. Outra dica importante é apresentar a ela pessoas de fé, alicerçadas na Palavra, de boa reputação. Ao levá-la ao culto, faça-a sentir-se bem recebida.

Percebeu que acompanhando a pessoa estamos evangelizando e discipulando? Por que, então, não procura treinar essas sugestões, com sua família ou irmãos em Cristo, fazendo as devidas adaptações? Faça isso por amor a Deus, por gratidão pelo que Jesus fez por você. Ensinar que a Igreja Verdadeira não é uma instituição religiosa, mas um modo de vida cristão, aliviará a pessoa de dúvidas quanto a escolhas, pois ela entenderá que como parte do corpo de Cristo - sua Igreja - ela pode servir a Deus Pai, Filho e Espírito Santo numa denominação cristã.


Fonte: Fernando Galli no IACS

2 comentários:

O que mais me decepciona nas igrejas são objetos que eles inventam e ungem com óleo e usam aquilo pra pedir muito dinheiro... eu penso que bastaria que recebessem o dízimo e as ofertas, mas eles semprem inventam algo pra pedir mais, como rosas, chaves, cajados, alianças...etc
sempre procurei uma igreja que eu gostasse, mas todas estão assim, isso me deixa muito triste.

Já foi na congregação cristã no Brasil?

Postar um comentário